Notícia
Iniciativa em parceria com a Firjan leva capacitação em gestão, marketing e finanças para comunidades
Fortalecer pequenos negócios e impulsionar o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua. Com esse propósito, a Águas do Rio, em parceria com a Firjan, lançou o Programa de Formação de Empreendedores no Rio de Janeiro, Baixada e Leste Fluminense. A iniciativa oferece capacitação gratuita para empreendedores sociais, abordando temas como planejamento estratégico, gestão financeira, atendimento ao cliente e marketing, com o objetivo de transformar boas ideias em negócios sustentáveis.
Nos primeiros encontros, dezenas de participantes mergulharam em conteúdos práticos para aprimorar a gestão de seus empreendimentos. No Leste Fluminense, a aula inaugural reuniu mais de 25 alunos em Itaboraí e São Gonçalo. Na Baixada Fluminense, outros 25 participaram das atividades em Nova Iguaçu. Já no Rio, o curso acontecerá na sede do Vasco da Gama, na Zona Norte, com adesão de empreendedores de diversas comunidades cariocas.
Gerente de Responsabilidade Social da Águas do Rio, Tâmara Motta destacou o impacto da ação:
“Potencializar a transformação desses negócios para fortalecer o desenvolvimento econômico dessas comunidades onde atuamos é uma missão. Essa capacitação em gestão, finanças e marketing vai apoiar esse desenvolvimento econômico e contribuir para geração de empregos e, futuramente, até integrar a cadeia de fornecedores da Águas do Rio por meio do nosso Programa EmpreendAE. Acreditamos que o impacto do empreendedorismo social, principalmente para as mulheres e mães solo, impulsiona a prosperidade e valoriza o talento que já existe nesses territórios”, afirmou Tâmara.
Carla Maria, coordenadora de Responsabilidade Social do Vasco da Gama, reforçou a importância da parceria:
“O Vasco tem um compromisso social muito forte, e nos orgulhamos de participar de um projeto que promove ganhos para a sociedade. Abrir esse espaço para incentivar e fomentar o empreendedorismo é algo que tem muito valor para o clube”, diz.
O foco da iniciativa é fortalecer o empreendedorismo, estimulando um modelo de negócio sustentável e próspero, como conta Antonio Brito, professor de Empreendedorismo da Firjan e responsável por ministrar algumas aulas.
“É necessário que os empreendedores entendam o seu negócio e o local em que atuam, é o que chamamos de jornada do empreendedor. Com o curso, eles poderão entender quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio ou produto, e qual a melhor maneira de explorar essas características”.
Histórias de transformação
Entre os participantes, as expectativas são altas. Alfredo dos Santos (foto acima), dono de um food truck em Itaboraí, buscou orientações para desenvolver melhor seus negócios.
“São poucas empresas que oferecem oportunidades para as pessoas aprenderem a empreender. Vim aqui buscar orientações para desenvolver melhor meus negócios”.
Na Baixada Fluminense, Laelso do Amaral, de 53 anos, empreendedor do setor de compostagem em Nova Iguaçu, destacou a relevância da formação:
“Já atuo neste ramo há um bom tempo, vendo meus produtos para hortos e revendendo para pessoas que gostam de cuidar de plantas. Procurei o curso porque quero me especializar e gerir melhor meu negócio. O que mais me chamou a atenção foi perceber que, além de evoluir com o meu empreendimento, posso também me capacitar para administrar cursos e compartilhar meu conhecimento”, relata.
No Rio, Lais Lima, de 33 anos, dona de uma empresa que organiza eventos, procura uma forma de se especializar e expandir o seu negócio:
“Empreendo há mais de dez anos e vejo essa oportunidade como um ponto de virada, no qual poderei entender o que falta para a marca crescer e conquistar mais clientes.”
Essa não é a primeira vez que a Águas do Rio investe na capacitação de moradores das regiões onde atua. No último ano, a empresa realizou cursos voltados para lideranças comunitárias e jovens, reforçando seu compromisso com a geração de oportunidades e o desenvolvimento local.