Notícia

Ver notícia

Resultado das ações da Águas do Rio poderá ser comprovado por nadadoras durante a prova, neste domingo, 25

Uma água com qualidade ainda melhor do que a vista na edição do ano passado do Rainha do Mar é o que todas as nadadoras, amadoras ou profissionais, e o público vão encontrar durante a disputa da prova, neste domingo (25/2), na Praia de Copacabana. O evento na Zona Sul carioca tem o apoio da Águas do Rio, que, em pouco mais de dois anos de operação, montou várias frentes de trabalho no bairro – uma delas é a permanente e intensa fiscalização que combate ligações irregulares de esgoto nas redes de águas pluviais.

A concessionária também fez em Copacabana obras de revitalização na estação de bombeamento de esgoto Parafuso, eliminando o mau cheiro que permeava o posto 5. A empresa ainda desobstruiu o Interceptor Oceânico, canal que tem 9 km de extensão, coleta esgoto de bairros da região e passa pelo vão central da orla. Desde a sua construção, há mais de 50 anos, esse coletor, que leva esgoto ao Emissário Submarino de Ipanema, não era limpo. Na ocasião, quase três mil toneladas de resíduos foram retiradas do interceptor. Essa medida diminuiu extravasamentos de água contaminada com esgoto na praia em dias de chuva forte.

“Desde a estreia do Rainha do Mar, em 2022, apoiamos o evento porque ele promove saúde e bem-estar, objetivos que vêm ao encontro do nosso propósito. Além disso, incentiva as mulheres à prática do esporte e promove a cidade do Rio de Janeiro. E tudo isso acontece em Copacabana, bairro que recebe diversas ações de melhorias no saneamento e que resultam na melhor qualidade da água do mar para as competições e para o lazer”, disse Alexandre Bianchini, presidente da Águas do Rio.

Campeã olímpica e mundial vai competir

O Rainha do Mar é o maior evento 100% feminino de águas abertas do continente e foi dividido em quatro provas: a Open, que tem percurso de 500 metros; a Sprint, de 1 km; a Classic, de 2 km; e Elite, com 3 km. Nesta última, Ana Marcela Cunha, campeã olímpica e mundial, confirmou presença. 

Esta será a terceira edição do Rainha do Mar, evento desenvolvido pela agência Effect Sport e que terá transmissão, ao vivo, na Rede Globo.

“Desde o início, o evento é um sucesso, mostrando, mais uma vez, a força e a importância das mulheres no esporte. Ter um projeto totalmente dedicado a elas, entre atletas amadoras e algumas das principais da história da modalidade, é muito especial e motivo de muito orgulho”, celebra a diretora de projetos da Effect Sport, Claudia Helena Porto.

Compartilhar:

Veja Também

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...