Notícia

Ver notícia

Águas do Rio leva líderes para evento com objetivo de compartilhar conhecimento e multiplicar o tema dentro das comunidades

 

Com o objetivo de gerar reflexões sobre o futuro dos oceanos, uma enorme onda de lixo foi instalada no meio da Glocal Experience, na Marina da Glória. A obra de arte foi uma das intervenções que mais chamou a atenção de um grupo de líderes comunitários que participou do evento nesta segunda-feira (11/7). A convite da Águas do Rio, os representantes de comunidades da Zona Norte do Rio de Janeiro participaram de palestras e debates sobre meio ambiente e transformação social.

Impactado com a obra, o líder comunitário do Complexo do Lins, Ângelo Vieira, de 36 anos, falou sobre a experiência: “A questão do lixo na Baía de Guanabara me chamou atenção e essa onda me abriu os olhos para muitas atitudes que precisamos mudar. É bacana ver que existem tantos projetos bons para resolvermos esse problema que se prolonga há anos. Isso nos dá esperança. Viemos para cá porque participamos do programa Afluentes, da Águas do Rio, que já realiza um trabalho de orientação na nossa região. Estamos ampliando nossos conhecimentos para levar para a nossa comunidade. É uma excelente oportunidade”, disse Lins.

Na Arena de Diálogos, uma conversa sobre Música, Periferia e Transformação Social, com a presença da apresentadora Diana Bouth e os rappers Marechal e Sant deram o tom do debate. Os rappers ainda participaram do painel “A maneira que a mídia tradicional e a academia comunicam crise climática funciona para todos?”.

Ricardo Gomes

Em um dos stands no local, a equipe do biólogo e diretor do Instituto Mar Urbano, Ricardo Gomes, distribui um guia de identificação simplificado das Raias da Guanabara, fruto de trabalho de 25 anos captando imagens do fundo do mar do Rio de Janeiro.

“Os problemas que enfrentamos no Rio de Janeiro são globais e estão sendo enfrentados no mundo inteiro ao mesmo tempo. As soluções que encontramos aqui têm um impacto. Para a Baía de Guanabara, a Águas do Rio foi muito feliz no planejamento estratégico de conseguir desobstruir as galerias pluviais, limpar a rede de esgoto do polo gastronômico de Botafogo, e realizar outras ações que já impactam. Não tenho dúvidas de que a recuperação ambiental da Baía de Guanabara vai acontecer”, afirma o biólogo.

Compartilhar:

Veja Também

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água