Notícia

Ver notícia

Vice-Presidente de Gestão de Pessoas da Aegea, Márcia Costa, destaca ações para aumentar a presença feminina em cargos de liderança e o compromisso da holding com a diversidade e inclusão

A ascensão das mulheres em cargos de liderança é uma das grandes evoluções no mercado de trabalho dos últimos 30 anos. Não por coincidência, as empresas hoje têm um olhar mais humanizado para seus funcionários e palavras como Empatia e Diversidade, fazem parte do vocabulário corporativo. “Essa perspectiva de inclusão é uma contribuição feminina valiosa no trabalho e na sociedade”, afirma Márcia Costa, Vice-Presidente de Gestão de Pessoas da Aegea, que deu uma entrevista para o site da Águas do Rio, neste 8 de março.

Com quase três décadas de experiência em recursos humanos, Márcia construiu uma sólida trajetória em empresas nacionais e multinacionais até chegar na Aegea em 2021. Segundo ela, a área de Gestão de Pessoas se tornou estratégica para as empresas ao mesmo tempo em que foi estabelecida uma relação de troca mais transparente com os colaboradores. O bem-estar do funcionário é levado em conta e imprescindível para o sucesso dos negócios.

“Hoje, as empresas reconhecem a importância de considerar o desejo pessoal do colaborador em se desenvolver e crescer em sua plenitude. Metas e entregas coexistem com valores como empatia, diversidade e inclusão. Essa perspectiva horizontalizada das relações é bastante feminina e a Aegea já tem isso muito forte no seu DNA”, afirma a diretora.

Compromisso com a igualdade: metas ambiciosas e ações concretas

Em 2022, a Aegea reforçou seu compromisso com a diversidade e inclusão por meio da emissão de Sustainability-Linked Bonds, uma operação inédita no setor de saneamento na América Latina e no Brasil. A empresa se comprometeu a aumentar a representatividade de mulheres em cargos de liderança de 32% para 45% até 2030.

Para alcançar essa meta, a Aegea implementou diversas iniciativas como a sensibilização de gestores sobre a necessidade de ações concretas para se atingir a igualdade de gênero, a busca ativa por mulheres no mercado de trabalho e no treinamento e mentoria delas para que atinjam cargos de liderança. Também faz parte das ações o relacionamento com as comunidades onde as concessionárias atuam, com programas de profissionalização e empreendedorismo para mulheres.

“É muito gratificante estar em uma companhia que reconhece que a diversidade e a inclusão são pilares fundamentais para a construção de um futuro mais sustentável e próspero. Ainda há muito a ser feito, mas estamos no caminho certo, apoiando hoje as grandes líderes do futuro.”, finaliza Márcia Costa.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.