Notícia

Ver notícia

Novos equipamentos são instalados no Reservatório Monteiro de Barros

 

Para aumentar a segurança do sistema de distribuição de água e resgatar a capacidade total do Reservatório Monteiro de Barros, no Engenho de Dentro, a Águas do Rio realizou nesta quarta-feira (11/05) a troca de equipamentos de grandes diâmetros que estavam funcionando com potencial reduzido. Mais de 80 mil pessoas no Engenho de Dentro, Méier, Abolição e Pilares, na Zona Norte, sentirão os efeitos dessa manutenção.

Para trocar dois registros que estavam diminuindo a capacidade operacional do reservatório foi necessário interromper o abastecimento de água que chega pela Adutora Henrique de Novaes. As equipes, então, aproveitaram a parada para trocar também uma válvula no registro da adutora. O Reservatório Monteiro de Barros armazena 20 milhões de litros de água e a Adutora Henrique de Novaes é responsável também pela distribuição de água para bairros do Centro e da Zona Sul.

“Fizemos uma paralisação importantíssima para o abastecimento da cidade. Mais de 30 técnicos foram envolvidos nessa manutenção preventiva, que poderia ser emergencial, caso algum desses equipamentos ficasse inoperante. Agimos antes do problema acontecer, o que poderia impactar ainda mais a população”, ressalta Elisa Ribeiro, diretora executiva da Águas do Rio, com atuação da capital.

No Maracanã, equipes aproveitaram a parada do abastecimento para realizar a troca de um registro que estava inoperante na elevatória que abastece os Reservatórios Bispo e Francisco Sá, localizados no bairro, e as elevatórias do Salgueiro e Morro do Cruz. A instalação da nova peça garante melhor desempenho operacional da estação, que passará a operar com três bombas em sistema de rodízio, reduzindo assim o desgaste nos equipamentos e manutenções recorrentes.

 

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.