Notícia

Ver notícia

Obras da Águas do Rio no Largo da Ideia ampliam rede de distribuição e vão beneficiar também unidades públicas de Saúde e de Educação


Milhares de vidas serão transformadas com uma obra entregue à população do bairro Largo da Ideia, em São Gonçalo, nesta quarta-feira (20). Realizada pela Águas do Rio, a intervenção consistiu em implantar, e também ampliar, cerca de 17 quilômetros de rede de distribuição de água. A iniciativa vai beneficiar mais de 4,5 mil pessoas que, durante anos, nunca tiveram água tratada chegando regularmente nas torneiras de casa. 

A Unidade de Saúde da Família do bairro e o Colégio Estadual Armando de Sá Couto foram os primeiros impactados com as frentes de trabalho. A escolha destes locais é emblemática, pois eles atendem pacientes e estudantes de toda a região, respectivamente. Agora, a empresa começa a conectar as instalações de água dos imóveis da região à nova rede de abastecimento.  

“Implantamos 4,3 quilômetros de adutora, ou seja, uma tubulação de grande diâmetro, ligando São Gonçalo até o distrito de Cabuçu, em Itaboraí. Além disso, também fizemos extensões de rede no Largo da Ideia. Hoje começamos a realizar as primeiras ligações de água, e a partir de segunda-feira nossos profissionais do Programa Vem Com a Gente estarão nas ruas para fazer as conexões com os imóveis”, explicou Diógenes Lyra, diretor da Águas do Rio.  

O bairro, que pertence ao 3° distrito de São Gonçalo, é a última parada antes de chegar ao município de Itaboraí. E a obra realizada é considerada pela empresa muito importante para o processo de universalização do serviço de abastecimento de água. A ação tem o objetivo de colocar um fim na angústia da comunidade local, que, muitas vezes, tinha como alternativa as compras de galões ou de carros-pipa.

“É um marco que precisa ser comemorado. Levar água tratada para este bairro representa muito para a comunidade, além de ir ao encontro do nosso propósito. Estamos dando uma nova perspectiva para que moradores não precisem mais conviver com o desconforto e alto custo para obter água. Chegou a hora de essas pessoas terem mais saúde e qualidade de vida”, afirmou Sinval Andrade, diretor institucional da Águas do Rio. 

Para o prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, entregas como essas são ações que a cidade e a população precisam ter para prosperar. 

“É uma satisfação estar aqui no Largo da Ideia. Em nome da população gonçalense, principalmente dos moradores dessa região, agradeço à Águas do Rio. O povo aqui ficou, durante muitos anos, sem direito à água tratada. Então, esse é um ponto muito determinante do nosso governo: dar mais dignidade às pessoas. A parceria com as concessionárias de serviços é fundamental, porque o único beneficiado é o cidadão. Essa é a nossa finalidade enquanto estiver no Poder Executivo”, disse Capitão Nelson.

Compartilhar:

Veja Também

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos