Notícia

Ver notícia

Águas do Rio também passa operar três estações de tratamento de esgoto existentes e recebe licença para construir uma nova ETE

Mais de 4 milhões de litros de água tratada por dia passam a integrar o sistema de abastecimento da área central de Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio. O que permitiu esse aumento da oferta de água tratada foi a construção de uma nova adutora (tubulação de grande diâmetro), executada pela Águas do Rio e entregue oficialmente, nesta quarta-feira (26/7), pelo governo municipal e a concessionária. O investimento de cerca de R$ 13 milhões vai beneficiar 20 mil moradores em 11 bairros da cidade.

Durante a cerimônia, também foram assinados os termos de permissão para a empresa assumir a operação das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) Cabuçu, São José e Curuzu e a licença prévia para a construção da nova ETE Caceribu.

“Sabemos da importância da água para as pessoas. Estamos dando um grande passo, mas temos muito para avançar. Este é um momento feliz para a transformação de Itaboraí”, afirmou o prefeito Marcelo Delaroli (PL).

Captada em Cachoeiras de Macacu, a água passará pela Estação de Tratamento de Água Porto das Caixas, em Itaboraí, antes de ser encaminhada, por 3,6 quilômetros da nova adutora, para os dois reservatórios do Centro da cidade, que acabaram de ser reformados – os dois foram interligados e armazenam cerca de dois mil litros de água tratada.

Segundo Pedro Freitas, diretor da Águas do Rio, esse avanço só foi possível por meio de muito estudo, trabalho e investimentos.

“Em cada região onde atuamos, enfrentamos desafios, mas não medimos esforços para levar mais água para a população. Esta obra é um bom exemplo disso: profissionais capacitados cumpriram diversas etapas para transportar água de um município para o outro, sem causar prejuízo a cidade que passou a fornecer e aumentando a produção em 40 litros por segundo para regiões com maior demanda”, afirmou Pedro, ressaltando que, até o primeiro semestre de 2024, mais 4,5 km de adutora serão implantados para levar água de São Gonçalo ao distrito de Cabuçu, em Itaboraí, beneficiando outras 10 mil pessoas.

Entre as autoridades presentes, além do prefeito Marcelo Delaroli, estiveram na entrega da obra o deputado federal Altineu Côrtes (PL-RJ) e o deputado estadual e presidente da Comissão de Obras da Alerj, Guilherme Delaroli (PL), o presidente da Câmara de Itaboraí, vereador Elber Correa (Rep), e secretários municipais e vereadores.

Compartilhar:

Veja Também

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...