Notícia

Ver notícia

Águas do Rio realiza obras e adquire equipamentos que estão mudando a realidade de moradores da cidade do Noroeste Fluminense

Com o objetivo de aumentar a eficiência dos sistemas de abastecimento de água tratada em Miracema e, consequentemente, oferecer uma melhor prestação de serviços à população, a Águas do Rio está investindo em melhorias e na recuperação das suas unidades na cidade do Noroeste Fluminense. A modernização de filtros da estação de tratamento do município, que fica na Vila Ramos, e a aquisição de uma bomba para captar água bruta no distrito de Paraíso do Tobias são algumas das iniciativas da concessionária.

O resultado dessas intervenções já pode ser sentido por moradores de várias regiões de Miracema. “Estou muito satisfeita com os serviços prestados. Lutei muito para ver minha conta d’água regularizada e hoje percebo que o trabalho da empresa evita o desperdício e cuida da preservação ambiental. Queremos ter água boa em casa diariamente, mas também precisamos saber que ela é um bem para todos”, disse a dona de casa Lúcia Helena Mota, moradora do Paraíso do Tobias.

Na última semana, a estação de tratamento de água local passou por importante obra, a modernização dos filtros da unidade. O trabalho desafiou as equipes, que tinham a missão de executar os serviços sem que o abastecimento fosse afetado. Por isso, o serviço aconteceu por etapas, reduzindo a produção de água e evitando a paralisação da operação.

Segundo Adjelson Lopes, coordenador de Engenharia da Águas do Rio, os dois filtros foram totalmente esvaziados, e os leitos filtrantes, substituídos. “Com o novo sistema, garantimos mais qualidade e agilidade no tratamento, pois reduzimos as paradas para a lavagem dos filtros, o que torna o processo mais rápido. Esse mesmo investimento está sendo realizado em outras unidades”, explicou.

O distrito de Paraíso do Tobias também recebeu uma série de melhorias, como a aquisição de uma bomba submersível, instalada na captação de água bruta, o que aumenta a segurança operacional do sistema de produção de água e minimiza a paralisação dos serviços em caso de alguma intercorrência. O reservatório no Morro do Operário também foi higienizado e reformado; já o sistema de bombeamento foi automatizado e passou a ser controlado diretamente do Centro Operacional Integrado (COI), na sede da Águas do Rio, no Rio de Janeiro.

“Com a expansão do sistema de automação, conseguimos controlar os equipamentos à distância, regular o nível do reservatório e visualizar a necessidade de religar as bombas de forma remota, quando desativadas por algum motivo. Isso tudo também permite que nossas equipes sejam acionadas mais rapidamente para realizar reparos em caso de urgência”, explicou a gerente operacional Gabriela Coutinho.

Compartilhar:

Veja Também

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.