Notícia

Ver notícia

Atividade, promovida pela Águas do Rio, arrecada mais de 800 litros do resíduo, protegendo o meio ambiente de possíveis contaminações

Uma brincadeira que alia aprendizado e preservação ambiental mobilizou estudantes das zonas Norte e Sul do Rio de Janeiro. A gincana do programa De Olho no Óleo, promovida pela Águas do Rio, arrecadou mais de 800 litros de óleo de cozinha usado, protegendo cerca de 20 milhões de litros de água de possíveis contaminações em rios e praias. A iniciativa reforça a importância da educação ambiental como ferramenta para transformar hábitos e preservar os recursos naturais.

A disputa, que começou em abril e terminou neste mês, mobilizou cerca de 450 estudantes das escolas municipais Rodrigo Otávio, na Ilha do Governador, e Ciep Nação Rubro-Negra, no Leblon. As turmas vencedoras de cada escola foram premiadas com medalhas e um passeio ao Museu do Amanhã, na Praça Mauá, Zona Portuária carioca.

Para Rodrigo Fernandes, supervisor de Responsabilidade Social da Águas do Rio, o programa demonstra como a educação ambiental pode ser transformadora. Todo o resíduo arrecadado nas escolas e ecopontos montados pela concessionária é recolhido por uma empresa qualificada, que direciona o material para a produção de produtos como sabão, biodiesel e ração animal, entre outros.


“Ações como essa despertam nos jovens o senso de responsabilidade com o meio ambiente e fazem deles agentes multiplicadores desse conhecimento. Além da gincana, realizamos oficinas e sensibilizações que ajudaram os alunos a compreender os impactos do descarte incorreto do óleo e as possibilidades de reutilização, como a fabricação de sabão. É muito gratificante ver o engajamento de todos.”

A professora Ana Gabriela Correia, do Ciep Nação Rubro-Negra, destacou o entusiasmo e a evolução de seus alunos ao longo do projeto.


“O grupo se uniu em torno da competição. Observamos que os alunos ficaram curiosos, trazendo perguntas sobre o processo de reutilização do óleo, principalmente na transformação em sabão. Foi uma ótima experiência. Além de aprenderem muito, começaram a aplicar o conhecimento em casa, conversando com os responsáveis sobre o projeto. A sustentabilidade foi trabalhada de maneira dinâmica, criativa e atrativa.”

O impacto do projeto também foi sentido pelos alunos, como relatou Emyli Farias, de 12 anos, estudante do 6º ano do Ciep Nação Rubro-Negra.

“Lá em casa, não usamos muito óleo, mas meu irmão me ajudou. Ele juntou óleo usado no trabalho e me deu para doar. Também conversei com algumas pessoas conhecidas, e elas me ajudaram a arrecadar mais.”

Sobre o Programa De Olho no Óleo

Jogar óleo de cozinha usado na pia ou em qualquer ralo de casa pode parecer inofensivo, mas não é. Essa gordura, ao entrar na rede de esgoto e em contato com água fria, forma um bloco sólido que pode entupir tubulações e comprometer o fluxo das tubulações.

Isso pode causar o retorno do esgoto para os imóveis, mau cheiro, extravasamentos em vias públicas e ainda atrair ratos, baratas e outros animais. Se chegar às redes pluviais, o resíduo pode poluir rios, lagoas e o mar.

Para reduzir esses impactos, a Águas do Rio criou o programa De Olho no Óleo, que instalou ecopontos em diversas regiões do Rio de Janeiro para o descarte correto do resíduo.

Na capital fluminense, o programa está em funcionamento desde 2022 e já recolheu, nos ecopontos das zonas Norte, Centro e Sul, mais de 2.700 litros de óleo de cozinha usado. Esse volume representa mais de 67 milhões de litros de água preservados.

Confira onde estão os ecopontos:

Rio de Janeiro

  • Centro de Orientação e Reabilitação Beneficente de Inhaúma (Corbi) – Rua Guarapuava, 98
  • Escola Municipal Rodrigo Otávio – Rua Antônio de Almeida, 11, Moneró – Ilha do Governador
  • Loja da Águas do Rio em Copacabana – Rua Francisco Sá, 86
  • ONG Rio Solidário – Travessa Eurícles de Matos, 17 – Laranjeiras
  • Curso Yázigi – Rua Cosme Velho, 89
  • Escola Municipal Anne Frank – Rua Pinheiro Machado, 190 – Laranjeiras
  • Escola Municipal México – Rua Matriz, 67 – Botafogo
  • Ciep Nação Rubro-Negra – Praça Nossa Senhora Auxiliadora, S/N – Leblon
  • Escola Municipal Júlia Lopes Almeida – Rua Almirante Alexandrino, 3.466 – Santa Teresa
  • Rede Cruzada – Rua Ana Neri, 2.400 – Riachuelo

Belford Roxo

  • Avenida Benjamin Pinto Dias, 1.130 – Centro

Duque de Caxias

  • Avenida Dr. Manoel Teles, 237 – Centro

Mesquita

  • Rua Arthur de Oliveira Vecchi, 23 – Centro

Nova Iguaçu

  • Rua Oscar Soares, 1.362 – Bairro Califórnia

Queimados

  • Rua Dr. Eloi Teixeira, 165 – Loja 115 – Centro

São Gonçalo

  • Lojas Águas do Rio – Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
    • Avenida Presidente Kennedy, 311 (2º piso) – Centro
    • Estrada Raul Veiga, 351, Loja 21 – Alcântara

Itaboraí

  • Rua São João, 42 – Centro

Tanguá

  • Rua Vereador Manoel Macedo, 300, Loja 4 – Centro

Maricá

  • Rua Barão de Inoã, 287 – Centro

Saquarema

  • Rua 96, nº 585 – Jaconé

Compartilhar:

Veja Também

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos