Notícia

Ver notícia

Biólogo Mario Moscatelli, profissionais da Águas do Rio e população carioca estarão reunidos na ação, a partir das 9h

 

Sábado (22) é dia de celebrar o sucesso de uma parceria pela preservação do meio ambiente. Há um ano, a Águas do Rio e o Projeto Manguezal da Lagoa trabalham em conjunto – a data também marca os 33 anos de início da iniciativa voluntária do biólogo Mario Moscatelli em proteger a biodiversidade da Lagoa Rodrigo de Freitas. Para comemorar, e confirmar este compromisso com a natureza, um evento será promovido a partir das 9h, entre o Parque da Catacumba e os pedalinhos. Será realizada uma aula aberta à população sobre preservação e recuperação ambiental, com soltura de caranguejos, plantio de mudas e exposição de fotos.

aratu-vermelho

Para constatar o resultado bem-sucedido dessa parceria, basta dar uma caminhada pela lagoa. A água está mais límpida e, nas margens, é possível ver uma variedade de animais que povoam a região. Aves antigas que estão retornando como os belos colheiros com pelagem rosa, quero-quero, socozinho e novos habitantes: garça-azul e algumas espécies de caranguejos, como guaiamum, aratu-vermelho e marinheiro.

Entre as ações que possibilitaram a recuperação desse ecossistema estão as intervenções da Águas do Rio no sistema de esgotamento sanitário na região, com a recuperação e modernização das estações de bombeamento (elevatórias), além das operações de fiscalização de despejo irregular de esgoto sem tratamento na lagoa.

“A luta pela Lagoa Rodrigo de Freitas ganhou um grande reforço a partir do ano passado, quando a Águas do Rio assumiu a gestão do saneamento. Hoje trabalhamos afinados. Quando a nossa equipe, a partir do projeto Manguezal da Lagoa, observa qualquer lançamento de líquido que não seja água limpa, aciona a concessionária, que imediatamente verifica. Hoje a qualidade da água que chega na lagoa é muito melhor”, afirma Moscatelli.

Apoio ao Projeto Manguezal da Lagoa

Garça-azul

A parceria entre a Águas do Rio e a Manglares Consultoria Ambiental, do biólogo Mario Moscatelli, foi firmada em outubro de 2021, sendo a primeira vez que uma empresa privada patrocinou o projeto Manguezal da Lagoa, ao longo de seus mais de 30 anos. Com apoio da concessionária, um time de profissionais da área ambiental se dedica à proteção do manguezal e dos animais que vivem ali, atuando no controle de pragas, replantio de espécies e limpeza das margens. A criação de campanhas de educação ambiental também faz parte do escopo.

“Estamos fazendo a nossa parte. Reconhecemos o trabalho feito pelo Moscatelli, por isso, somamos forças com ele. Porém a responsabilidade é de todos e precisa ser compartilhada. A população também deve contribuir, cuidando desse espaço, porque é um local muito rico, para práticas desportivas, lazer e fomento ao turismo.  Tudo isso impulsiona o desenvolvimento econômico da cidade e a qualidade de vida das pessoas”, destacou o presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini

 

Compartilhar:

Veja Também

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...