Notícia

Ver notícia

Alunos da rede municipal e universitários da região conheceram o Centro de Operações Integradas (COI) da Águas do Rio

O futuro já chegou e está bem diante dos olhos. Isso é um fato presente no cotidiano da Águas do Rio. Por meio o Centro de Operações Integradas (COI), a concessionária monitora e opera, em tempo real, 24 horas por dia, os sistemas de água e esgoto das 27 cidades em que atua. E, em comemoração do mês do Meio Ambiente, os estudantes da Baixada Fluminense tiveram a oportunidade de conferir de perto como funciona a tecnologia aliada ao saneamento.

Através do programa ‘De Portas Abertas’, cerca de 100 estudantes da rede municipal de Magé e de Queimados, além de universitários de Nova Iguaçu e Duque de Caxias, estiveram na sede da concessionária, no centro do Rio de Janeiro. Os alunos também participaram uma visita guiada pela Sala Guanabara, espaço de imersão que gera reflexões importantes sobre o cuidado com o meio ambiente.

“Abrimos a porta da empresa para mostrar como funciona o nosso trabalho, através de palestras e iniciativas educativas para crianças e jovens. Essa é uma semente que vai germinar e dar bons frutos lá na frente e, assim, o meio ambiente agradece. Reforçar o nosso propósito de compromisso social e ambiental em ações como essas mostra o quanto podemos colaborar com o planeta sendo multiplicadores de informações por meio da educação”, observou o diretor-superintendente da Águas do Rio, Luiz Fabbriani.

As gêmeas Maria Luiza e Ana Júlia, de 8 anos, do segundo ano da Escola Municipal Professora Jupira Ferreira Correa, em Piabetá, Magé, se divertiram com a visita.  “Foi legal passar a manhã aqui. Aprendemos que não podemos poluir a água com lixo e óleo. Por isso temos que cuidar da natureza. A Águas do Rio manda água para nossa casa e cuida da água e do esgoto também”, comentaram as meninas sobre o que aprenderam durante o passeio.

Já o universitário Diogo Goudard, de 25 anos, aluno de Engenharia Civil da UNIG (Universidade Iguaçu), de Nova Iguaçu, participou da palestra sobre saneamento básico e o papel da atuação da Águas do Rio, principalmente onde ele mora, na Baixada. “O que foi apresentado durante o encontro, algumas coisas eu já tinha uma noção, outras tive a oportunidade de aprender aqui e sanar algumas dúvidas. Conheci com mais detalhes a atuação da companhia, compreendi sobre o período de concessão, os serviços oferecidos e a responsabilidade pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário nas localidades em que ela atua. Conhecimento nunca é demais, além de acrescentar em nossa bagagem curricular e profissional”, concluiu o futuro engenheiro.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...