Notícia

Ver notícia

Projeto começa pela Zona Sul do Rio com objetivo de evitar entupimentos e apoiar iniciativas que usam o resíduo como matéria-prima para produtos sustentáveis

Jogar o óleo de cozinha usado na pia ou em algum ralo da casa pode parecer inofensivo. Mas não é. Essa gordura, quando entra na rede de esgoto, e em contato com a água fria, vira um bloco sólido capaz de entupir tubulações e comprometer o fluxo da rede. Isso pode causar o retorno do esgoto para o imóvel, mau cheiro, extravasamentos em vias públicas e ainda atrair ratos, baratas e outros animais. Se chegar nas redes pluviais, o resíduo ainda pode poluir rio, lagoas e mar.

Com o objetivo de reduzir esses impactos indesejáveis, a Águas do Rio lança, nesta quinta-feira (01/06), o “De Olho no Óleo”, programa de sensibilização sobre o descarte correto do resíduo, que inclui a abertura dos primeiros pontos de coleta nos bairros de Copacabana, Botafogo, Laranjeiras e Cosme Velho. A população poderá deixar seu óleo usado em garrafas pet nos locais e o resíduo será encaminhado para indústrias de produtos sustentáveis como sabão e biodiesel. O lançamento dos ecopontos em junho marca o início do Mês do Meio Ambiente, cujo Dia Mundial será celebrado nesta segunda-feira (5).

“O óleo é o grande vilão do sistema de esgotamento sanitário e uma ameaça ao meio ambiente. O nosso projeto ‘De Olho no Óleo’ chega para sensibilizar as pessoas sobre esses transtornos e dar a elas opções de local para que façam sua parte. Nesses pontos de coleta, uma empresa de refino certificada ficará responsável por encaminhar o resíduo para indústrias e cooperativas que têm o óleo como matéria-prima de seus produtos. Fazendo a coisa certa, deixamos o sistema de esgoto mais eficiente e ainda geramos um círculo virtuoso de geração de renda sustentável”, afirma a coordenadora de Responsabilidade Social da concessionária, Tâmara Motta.

Estragos na rede de esgoto

Uma vez solidificado, o óleo se transforma em pedra parecida com concreto e para retirá-la da rede é preciso, muitas vezes, quebrar a camada de asfalto e trocar toda a tubulação. Os transtornos para limpar essa rede são sentidos tanto pelas nossas equipes operacionais, quanto pela população, que acaba tendo que conviver com um verdadeiro canteiro de obras para a retirada dessas placas de óleo. Dentre as ações da concessionária também está a fiscalização de caixas de gordura de prédios e comércios, que precisam estar com a manutenção em dia.

Os endereços dos pontos de coleta são:

  • Loja da Águas do Rio de Copacabana, na rua Francisco Sá, 86;
  • ONG Rio Solidário, na Travessa Euclides de Matos, 17, em Laranjeiras;
  • Yázigi do Cosme Velho, na rua Cosme Velho, 89;
  • CCAA de Botafogo, na rua Real Grandeza, 76.

Polo Gastronômico de Botafogo

Em julho passado a Águas do Rio realizou um mutirão de limpeza do Polo Gastronômico de Botafogo em ruas com muitos restaurantes e bares, como a Visconde de Caravelas, Conde de Irajá, Capitão Salomão e Real Grandeza. Em apenas três dias de trabalho, cerca de 3 toneladas de resíduos, incluindo muitas pedras de gordura, foram retiradas em apenas 2 km de tubulação.

Assista a reportagem completa do Jornal Nacional.

Compartilhar:

Veja Também

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.