Notícia

Ver notícia

Solenidade de abertura da conferência da Glocal Experience foi realizada hoje

 

Público lota plenária da Glocal

No Brasil, 35 milhões de pessoas não têm acesso à água potável e apenas 50% da população tem saneamento básico. Entre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que compõem a Agenda 2030, o ODS 6 trata exatamente da universalização desses serviços. A meta é desafiadora, porém os avanços obtidos em algumas frentes de atuação têm sido visíveis. CEO do Pacto Global da ONU no Brasil, Carlo Pereira, esteve presente na Glocal Experience, nesta quarta (13/7), e destacou o trabalho desenvolvido pela Águas do Rio.

Carlo Pereira: “Já estamos vendo avanços da ODS 6 No Rio”

“As empresas de saneamento, quando investem efetivamente numa localidade, promovem uma transformação muito clara. Temos testemunhado isso agora, no Rio de Janeiro. Em poucos meses, a presença da Águas do Rio está gerando impactos relevantes. Desde a formação da empresa, milhares de pessoas de comunidades foram contratadas, então temos impacto social direto. Vemos também o impacto claro no ambiente, como na Praia de Botafogo que, por duas vezes consecutivas, teve a balneabilidade assegurada por conta dos processos que a empresa tem promovido”, disse, Carlo, que completou:

“Estamos vindo numa velocidade bastante interessante no ODS 6. O novo Marco Legal do Saneamento foi um acelerador para conseguimos a universalização do saneamento até o ano de 2033. Um pouco depois da Agenda 2030, mas que será um avanço imensurável no Brasil”, finalizou o Carlos, que participou da conferência “Um Rio para o futuro”, ao lado de Bruno Aranha, do BNDES e Manuel Belmar, da Globo. A conversa foi mediada pela jornalista Rosana Jatobá.

Solenidade de Abertura

Vinicius e Ana – a voz da juventude na Glocal

Com a palavra da juventude, a solenidade de abertura da Glocal Experience chamou atenção para o pioneirismo do Rio de Janeiro, ao sediar a Rio92 e dar o tom da discussão sobre meio ambiente e sustentabilidade no mundo. O encontro foi aberto pelos jovens Marcos Vinicius Botelho e Ana Nathália Pessoa, que leram a carta redigida, após o Fórum da Juventude, que reuniu 600 jovens para discutir o que as futuras gerações esperam para o mundo.

O documento traz demandas como a presença mais efetiva da causa socioambiental nas escolas, mais empregos para os jovens e investimentos em saneamento, bem como mais responsabilidade social por parte de governos e empresas privadas. A carta pede, ainda, políticas públicas de inclusão social, o fim do racismo ambiental e a criação de fundos públicos e privados voltados para investimentos em indústrias locais e criativas voltadas para reciclagem e reutilização de resíduos, além de pesquisas científicas.

Diretor-geral da Glocal Experience, Rodrigo Cordeiro, afirmou que o evento é um projeto contínuo que reúne arte, tecnologia e conteúdo para encantar e engajar as pessoas com o objetivo de pensar os próximos anos. “Queremos que juntos consigamos transformar o mundo em um lugar melhor para se viver”, frisou.

Compartilhar:

Veja Também

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.