Comunicado

Ver notícia

Das 56 ações previstas, duas, feitas em adutoras que abastecem a Zona Norte da capital e parte da Baixada Fluminense, começam na noite de quinta-feira (24/11)

Anteriormente prevista para esta quinta-feira (17/11), a manutenção anual preventiva no Sistema Guandu, feita pela Cedae, precisou ser adiada para a próxima semana, dia 25 de novembro (sexta-feira), das 4h às 20h. Na ocasião, a Águas do Rio aproveitará para realizar 56 intervenções necessárias à melhoria do abastecimento de água da capital e Baixada Fluminense, como substituição de registros e válvulas, reparo de tubulações deterioradas e modernização de equipamentos.

A alteração na data da manutenção no Guandu foi definida, nesta quarta-feira (16/11), em reunião da Cedae com a Águas do Rio e demais concessionárias responsáveis pela distribuição de água na Região Metropolitana, além de representantes de órgãos públicos e do Centro de Controle Operacional (CCO) do sistema de saneamento do Estado do Rio. O motivo foi um vazamento ocorrido, nesta terça-feira (15/11), em tubulação da companhia estadual, em Nova Iguaçu, que impactou os sistemas de abastecimento da Região Metropolitana. O reparo foi concluído na noite da própria terça, e a produção de água na ETA, que precisou ser reduzida para a execução do serviço, foi retomada na madrugada desta quarta-feira (16/11). Contudo, como localidades da capital e da Baixada foram afetadas pelo incidente, as entidades entenderam que não haveria tempo hábil para que moradores destas regiões estocassem água para o período em que o Sistema Guandu ficaria fora de operação, caso a manutenção fosse mantida nesta quinta-feira (17/11).

Na próxima semana, durante a manutenção da Cedae, a Águas do Rio realizará uma série de intervenções visando a melhoria do abastecimento. Dessas, destacamos três: a instalação de comportas automáticas no principal sistema de transporte de água da capital, o túnel canal; o reparo de vazamentos na adutora que abastece a Zona Norte da capital; e a divisão em setores de outra adutora, na Baixada Fluminense. Para que as duas últimas sejam cumpridas em tempo, serão iniciadas na noite anterior à parada programada, ou seja, na quinta-feira (24/11).

O Sistema Guandu, sob gestão da Cedae, é responsável pela produção de água tratada para a capital e Região Metropolitana, incluindo os municípios sob responsabilidade da Águas do Rio (Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nova Iguaçu, Nilópolis, Queimados e São João de Meriti, na Baixada Fluminense).

Na Zona Norte da capital

Uma das intervenções consiste em sanar os vazamentos na Adutora Urucuia Silva Vale, no trecho da tubulação localizado na Estrada Intendente Magalhães, em Madureira. Com 1,75 metro de diâmetro, ela abastece cerca de um milhão de pessoas na Zona Norte da capital.

Para viabilizar o serviço, a concessionária precisará interromper o fornecimento de água na região, a partir das 21h de quinta-feira (24/11).

Na Baixada Fluminense

A outra ação de melhoria de grande porte prevista é a instalação de um registro na Adutora Principal da Baixada Fluminense (APBF), em trecho da tubulação localizado na Rua Pedro Lessa, em Duque de Caxias. A intervenção irá dividir as tubulações em setores, o que vai permitir que obras aconteçam pontualmente, não afetando a rede como um todo.

Para que as equipes iniciem a instalação do equipamento, o fornecimento de água terá que ser interrompido nas cidades de Duque de Caxias e São João de Meriti e reduzido em Belford Roxo, a partir das 22h de quinta-feira (24/11).

Retorno gradativo do abastecimento

A concessionária ressalta que o abastecimento nas localidades impactadas será retomado assim que for finalizada a manutenção preventiva realizada pela Cedae no Sistema Guandu, prevista para às 20h de sexta-feira (25/11). Após o restabelecimento da operação plena do sistema, o fornecimento de água será normalizado, de forma gradativa, podendo levar até 72 horas.

A Águas do Rio orienta clientes a reservarem, antecipadamente, água de cisternas e caixas d’água para atividades essenciais e informa que segue à disposição através do 0800 195 0 195, por meio de ligação gratuita e mensagens via WhatsApp.

Compartilhar:

Veja Também

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...