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Projeto de produção literária é promovido pela Águas do Rio e desenvolvido em escolas da capital fluminense

O poeta cubano José Martí disse, lá no século 19, que escrever um livro era uma das coisas que toda pessoa deveria fazer durante a vida. E isso estudantes das escolas municipais Albert Schweitzer, em Laranjeiras, e Anita Garibaldi, na Ilha do Governador, ambas no Rio de Janeiro, já podem se orgulhar. A iniciativa do time de Responsabilidade Social da Águas do Rio estimulou a produção literária de alunos entre 8 e 12 anos, que elaboraram obras sobre o saneamento básico, entre outros temas. Além disso, desde abril, quando é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, ações de educação ambiental vêm sendo desenvolvidas com turmas dessas unidades.

“Primeiro, abordamos a importância do saneamento básico nas vidas dos estudantes e das famílias. Falamos sobre o caminho da água, o tratamento do esgoto, o descarte correto do lixo e do óleo de cozinha e o uso eficiente dos recursos naturais. Depois, propusemos que eles escrevessem livros sobre esses assuntos. E o resultado foi incrível, porque dessa forma também encontramos uma maneira criativa de incentivar a literatura e a produção de textos”, disse Marcella Gonçalves, analista de Responsabilidade Social da concessionária.

Ao todo, 110 exemplares foram produzidos pela Estante Mágica, editora parceira neste projeto, e publicados de forma física e digital com acesso para download via QR Code.

A atividade foi motivo de orgulho e motivação para toda a rede de apoio escolar, incluindo pais, mestres, diretoria e coordenação das escolas envolvidas.

“Eu estudei neste colégio quando tinha a mesma idade que o meu filho. E ver um projeto como esse me dá uma alegria imensa, pois não havia nada disso na minha geração. O meu filho ficou muito empolgado ao escrever seu próprio livro, e eu achei sensacional”, disse Alex Correia, pai do aluno Vinicius Correia, da Escola Anita Garibaldi.

Gerente de Responsabilidade Social da Águas do Rio, Tâmara Motta, ressaltou a importância do projeto:

“Estamos dialogando com jovens que já podem influenciar seus familiares quanto ao consumo eficiente dentro de suas casas. O valor da conta precisa caber no orçamento dessas famílias, e o consumo sem desperdício é um grande aliado. Os jovens de hoje serão nossos clientes no futuro. Estamos investindo na mudança de comportamento a médio prazo”, destacou Tâmara.

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