Notícia

Ver notícia

Unidade tem capacidade para tratar 105 litros por segundo e atende mais de 25 mil pessoas

Melhorias estruturais, substituição de todo o sistema de filtragem, modernização do laboratório de análises e maior segurança operacional. A unidade é responsável pelo tratamento de água que abastece mais de 25 mil pessoas em Miracema, no Noroeste Fluminense. A Águas do Rio, em parceria com o governo municipal, fez a entrega da revitalização da Estação de Tratamento de Água (ETA), nesta quarta-feira (30/04), em um evento que marca o aniversário de 88 anos da cidade.

“Hoje, vendo o trabalho e os investimentos que estão sendo feitos, temos certeza que a família Águas do Rio faz parte de Miracema. Nossa cidade recebe agora essa estação de tratamento de água maravilhosa que é operada pela empresa, mas que é um bem para nossa população”, disse o prefeito Clóvis Tostes.

Com capacidade para tratar 105 litros de água por segundo, a ETA Miracema é uma das maiores do interior e foi também uma das primeiras a serem totalmente reestruturadas pela concessionária. A unidade hoje conta com geradores de energia e de Cloro, equipamento moderno que garante mais segurança operacional.

“Hoje reafirmamos aqui nosso compromisso com Miracema e com a qualidade de vida da população. Desde que iniciamos nosso trabalho no município, investimos para recuperar e modernizar o sistema de abastecimento e fornecer uma água segura. Essa estação totalmente revitalizada é uma das ações de melhoria que realizamos. Saímos de 75 litros por segundo para 105, o que representa mais água tratada. Isso é importante, pois em caso de intercorrências, conseguimos recuperar mais rapidamente o sistema de distribuição, trazendo menos transtornos para os miracemenses. O nosso trabalho continua para que cada vez mais pessoas tenham acesso ao saneamento e com ele mais saúde e bem-estar”, pontuou o diretor executivo da concessionária, José Carlos Almeida.

Investindo em saneamento básico

Desde que assumiu a operação, em novembro de 2021, a Águas do Rio já investiu mais de 3 milhões na cidade, com manutenção e substituição de redes de distribuição, recuperação de reservatórios, automatização do sistema e aquisição de bombas para a captação de água bruta.

Miracema foi escolhida pela Águas do Rio para ser a cidade modelo em saneamento básico, do interior do Estado do Rio de Janeiro. Para isso os investimentos vêm sendo feitos visando atender 99% da população com água tratada e para que seja iniciada a coleta e o tratamento de milhares de litros de esgoto in natura, que hoje são despejados diretamente na natureza.

“Os avanços não param por aqui! Este ano estamos com um grande desafio que é a recuperação do sistema de esgotamento sanitário para iniciar a operação da estação de tratamento de esgoto. Queremos entregar este serviço para a população e com isso, coletar e tratar mais de 4 milhões de litros de esgoto que são despejados diariamente nos córregos e rios. É respeito ao meio ambiente e ao cidadão. Continuaremos presentes e firmes no nosso propósito para Miracema prosperar”, concluiu José Carlos.

Além do saneamento

As ações feitas pela companhia vão além dos serviços de água e esgoto. Iniciativas do setor de Responsabilidade Social têm desenvolvido projetos e programas socioambientais com foco na aproximação e desenvolvimento da população.

Atualmente em torno de 1.200 famílias estão inscritas na Tarifa Social; mais de dois mil estudantes da rede pública tiveram acesso ao projeto de educação ambiental ‘Saúde Nota 10’ e milhares famílias miracemenses foram beneficiadas com doações de cestas básicas, colchonetes e produtos de higiene, por meio do programa de voluntariado, chamado ‘Fluxo do Bem’. Além de diversas ações de atendimento itinerante, com negociação de débitos e condições especiais oferecidas aos clientes.

Expo Miracema

Marcando as comemorações dos 88 anos de emancipação, a cidade realiza a 58ª Expo Miracema, até o dia 5 de maio, no Parque de Exposições Jamil Cardoso. Na programação, diversos shows do cenário musical nacional, concurso leiteiro e o tradicional desfile cívico.

A Águas do Rio apoia o evento, além de acompanhar em tempo real o abastecimento, tanto do parque, quanto da cidade, que recebeu um esquema especial para os dias de maior consumo.

“Participar deste momento tão importante para Miracema reforça o compromisso da Águas do Rio com o desenvolvimento da cidade, seja com as operações de água e esgoto ou na participação de eventos socioculturais. Preparamos um estande cheio de atrações, um ambiente para receber as famílias, onde os visitantes poderão beber água geladinha e conhecer mais sobre o nosso trabalho”, ressaltou a gerente institucional, Roberta Moares.

Compartilhar:

Veja Também

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.