Notícia

Ver notícia

Iniciativa tem como objetivo qualificar trabalhadores da comunidade e fortalecer o programa de empregabilidade da concessionária

 

Nesta quinta-feira (16/9), a comunidade da Mangueira recebeu a Oficina de da Águas do Rio, nova concessionária do grupo Aegea, que é líder nacional do setor privado de saneamento básico. O treinamento gratuito, faz parte de um programa de empregabilidade que chegará a outras comunidades. O evento ocorreu na quadra da Mangueira com a participação de aproximadamente 150 pessoas, tendo sido respeitadas as normas de distanciamento social e uso de máscara, de acordo com os protocolos diante da pandemia.

“Fiquei surpreso e muito feliz por participar desta oficina. Já tenho experiência profissional, mas as dicas que recebi foram importantes para participar do processo de contratação da Águas do Rio. Estou confiante de que conseguirei uma vaga na empresa, mas sei que o que aprendi hoje pode me ajudar também em outras oportunidades”, declarou Geraldo Barbosa, de 45 anos, morador da Mangueira.

Os participantes da oficina receberam orientações sobre formatação de currículos e postura em entrevistas de trabalho. Além disso, Fernanda Lima, da equipe de Recursos Humanos da Águas do Rio demonstrou pontos específicos sobre o processo seletivo da concessionária.

“A chegada da Águas do Rio representa mudança em muitos aspectos, e valorizamos a esperança que a população deposita em nós. Temos como responsabilidade promover o saneamento básico, levando mais saúde e dignidade para as pessoas, principalmente das áreas de baixa renda. Mas nosso compromisso vai além disso, com a geração de emprego e renda e inclusão social.  E para facilitar o acesso destes trabalhadores às oportunidades, desenvolvemos esta oficina de currículos que prepara tanto para nosso processo seletivo quanto para futuros, sendo um legado para a população”, afirmou o diretor presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini.

A programação também contou com uma palestra informativa e inspiradora conduzida pela jovem Thainá Menezes, que compartilhou sua trajetória: “sou uma mulher jovem, negra, moradora de favela que conquistou seu espaço e hoje me senti motivada e honrada por estar aqui incentivando outras pessoas”.

“Esta ação reforça o compromisso da Águas do Rio em manter uma relação de proximidade com as comunidades. Mesmo antes do início da operação plena já estamos comprometidos com esta população, dando oportunidades de emprego e valorizando estes profissionais que, aprovados no processo seletivo, poderão fazer parte de nossa equipe”, ressaltou Guilherme Campos, diretor de Comunidades da Águas do Rio.

Para o representante da Associação de Moradores do Complexo do Morro da Mangueira, Júnior da Mangueira, “esta é uma importante oportunidade e gera um sentimento concreto de mudança. A Águas do Rio demonstra seu diferencial ao se preocupar em capacitar e ensinar as pessoas, para que tenham reais chances de serem contratadas. Já vi muitos moradores daqui da Mangueira, e de tantos outros lugares, não serem aprovados por não terem um currículo, por exemplo. Esta oficina permite uma mudança de hábitos”.

Geração de empregos e valorização da mão de obra local – A Águas do Rio está com processo seletivo em andamento para contratação de cinco mil profissionais para atuação direta em diversas áreas e localidades em que a concessionária irá atuar. Nesta primeira fase, serão contratadas quase duas mil pessoas, sendo mais da metade destas vagas de emprego disponíveis para a capital, mas com oportunidades por todo o estado, já que 27 cidades fazem parte da área de concessão.

O processo seletivo tem como premissa a valorização da mão de obra local, com o intuito de que os profissionais atuem próximo às suas residências, fazendo diferença na região em que vivem. Os interessados devem entrar no site aguasdorio.com.br e clicar em “Carreiras”, onde terão acesso a material sobre a empresa e poderão inserir seus dados.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.