Notícia

Ver notícia

Com o apoio da concessionária, a flora e a fauna local serão protegidas por especialistas  

 

A 15 dias do início da operação plena, a concessionária Águas do Rio assinou, na manhã deste sábado (16/10), convênio com a Manglares Consultoria Ambiental, do biólogo Mario Moscatelli, a prefeitura do Rio e o governo do estado, para a manutenção do ecossistema de mangue da Lagoa Rodrigo de Freitas. É a primeira vez que uma empresa privada patrocina o projeto Manguezal da Lagoa, que completa hoje 32 anos.

Com o apoio da concessionária, os 7 mil m² dos mangues da lagoa receberão cuidados contínuos. O projeto prevê uma equipe de profissionais da área ambiental, dedicada à proteção do manguezal e dos animais que vivem ali, atuação no controle de pragas, replantio de espécies e limpeza das margens. A criação de campanhas de educação ambiental também faz parte do escopo.

 

“O trabalho de recuperação da Lagoa é de responsabilidade de todos. A nossa parte inclui apoiar um dos projetos mais bem-sucedidos de preservação ambiental do Rio, no ecossistema de um dos maiores cartões postais da cidade. Desde que vencemos o leilão, já procuramos Moscatelli por se tratar de um ícone em defesa do meio ambiente e da biodiversidade do Rio de Janeiro. Com ele aprendemos muito e com ele vamos desenvolver muitos outros projetos que venham a trazer ganhos para o meio ambiente fluminense”, afirmou o diretor presidente da concessionária, Alexandre Bianchini.

Convênio traz segurança para o trabalho de preservação do mangue da Lagoa

A Águas do Rio vai monitorar a Lagoa para manter o sistema de forma eficiente e contará, inclusive, com uma equipe permanente dedicada à região. Dentre as ações iniciais, a concessionária irá revitalizar e operar as elevatórias do Parque dos Patins e Árabe que vão dar mais segurança operacional quanto ao extravasamento de esgoto às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Os secretários de Meio Ambiente do município do Rio e do Estado, Eduardo Cavalliere, e Thiago Pamplona, também assinaram o convênio.

“Hoje estamos vivendo uma nova realidade com a Águas do Rio, que não mediu esforços para montar de forma célere a estrutura da companhia para começar as ações contundentes que vão mudar a vida das pessoas. Essa semana, o governador Cláudio Castro e eu estivemos na sede da empresa e saímos de lá com um nível de ânimo fora de série pelo que vimos em termos de organização e planejamento. Isso nos motiva a acreditar que vamos retomar o crescimento socioambiental que tanto o Rio merece”, ressaltou Thiago.

“O Rio de Janeiro é uma cidade marcada pelo bioma da Mata Atlântica e pela natureza dentro do ambiente urbano. Temos a Baía de Guanabara, quase 300 rios e em especial a Lagoa Rodrigo de Freitas, que para estar em harmonia precisa da parceria do estado, do município e da iniciativa privada com a Águas do Rio, que está trazendo o saneamento básico no estado para outro patamar”, afirmou Cavalliere.

O evento aconteceu na Lagoa Rodrigo de Freitas, no lugar onde Moscatelli plantou a primeira muda de mangue vermelho, há mais de três décadas.

Manguezal da Lagoa

Plantio simbólico marca início do convênio com Águas do Rio

Plantio simbólico marca início do convênio com Águas do Rio

Mario Moscatelli começou seu trabalho nas margens da lagoa, plantando árvores de mangue vermelho e branco, vegetação natural destruída pelo avanço da urbanização dos últimos 100 anos. Foram mais de 4,5 mil exemplares plantados, que são hoje a casa de caranguejos, capivaras e pássaros como garças, savacus, colhereiros e frangos d’água. “Quanto mais heterogêneo e estável o ambiente, mais atrai animais”, explica o biólogo.

O apoio da Águas do Rio vai dar maior segurança à iniciativa, depois de décadas de auxílios esporádicos de órgãos e instituições. De acordo com o biólogo, com esta parceria será possível tornar o ecossistema local ainda mais diverso. “Uma lagoa saudável com capivaras, pássaros, caranguejos, se transforma em um centro de ecoturismo, onde todos saem ganhando: a qualidade da água, os animais, os donos de quiosques e visitantes. Mostrando um trabalho sério, contínuo e permanente, o resultado positivo virá sem dúvida alguma e poderá ser replicado em outros locais do Rio”, afirma Moscatelli.

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.